Esta receita foi a primeira receita de bolos que alguma vez fiz, já há alguns anos atrás. Como podem imaginar na altura ainda não tinha muita experiência na cozinha, mas por incrível que pareça este bolo saía sempre bem. A receita é da minha mãe e fui buscá-la a um livro de receitas dela que data de 1984, ou seja, eu ainda nem sequer tinha nascido. É daquelas receitas em que só podem errar se cozerem demasiado o bolo e ele queimar. De resto garanto-vos que sai sempre bem. Além do mais é das receitas mais 'limpas' pois os únicos utensílios que se sujam são a batedeira, o recipiente e uma espátula ou colher para retirar a massa do recipiente. O que se usa para medir os ingredientes é o próprio copo do iogurte. É óptimo para quando temos iogurtes a passar a validade e não sabemos o que lhes fazem a não ser empanturrar-nos com eles.
Os ingredientes que precisas para fazer este bolo são os seguintes:
- 1 iogurte (podes usar qualquer sabor. se quiseres que o bolo tenha um sabor neutro usa iogurte natural.)
- 2 medidas de açúcar
- 3 medidas de farinha
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 3 ovos
- 1/2 medida de óleo
Os ingredientes podem ser batidos todos ao mesmo tempo, deixando apenas para o fim o óleo, para incorporar melhor na mistura. Para o bolo ser extra-fofo, é só bater as claras em castelo e misturar com uma colher ou espátula depois de ter obtido uma massa homogénea com os restantes ingredientes. Caso não queiras bater as claras em castelo, o bolo fica na mesma fofo se se baterem os ingredientes todos juntos. Depois de obteres a massa, leva ao forno no máximo dos máximos a 175º. Se ultrapassares esta temperatura o teu bolo queimará pela certa. O tempo de cozedura depende de forno para forno, mas se vires que o interior ainda está por cozer e a crosta já está dourada, reduz a temperatura do forno para 150º/140º e deixa cozer lentamente até teres a certeza que o bolo está cozido (faz o teste do palito para teres a certeza de que está cozido).
Dicas para um bolo ainda melhor:
- se usares iogurtes de aromas, porque não acrescentar algo que sobressaia o aroma? Por exemplo, em aromas de morango, juntar morangos partidos em cubos pequenos, amoras, ou outro tipo de fruto vermelho? O mesmo se aplica com o ananás ou o pêssego, que até podem ser de lata, mas cuidado para escorrer bem estes frutos, pois têm tendência a libertar muito suco.
- nos bolos de iogurte natural podes acrescentar essência de baunilha e tornar o teu bolo no melhor bolo do mundo. Ou até juntar uma tablete de chocolate derretida e assim ter um bolo de chocolate saboroso e fácil.
- com iogurtes de laranja ou limão podes fazer uma calda de sumo da fruta e açúcar e deitar por cima do bolo depois de cozido. Isto torna o bolo super-húmido e ainda o torna delicioso.
Com isto, espero que tenhas 100% de sucesso na tua próxima aventura de cozinha. Diverte-te. ;)
No comments:
Post a Comment