Já provaste? Ainda não? Então vais a tempo de fazer o teu próprio bolo rei especial e mostrar aos teus amigos que tens uma costela de pasteleiro :)
Além disso este bolo delicioso pode ser também adaptado ao bolo rei original, adicionando as frutas cristalizadas à massa, em vez do chocolate e frutos secos. Só tens que amassar a massa com uma mistura de frutas cristalizadas partidas em cubos, passas, pinhões, nozes, etc. e formar uma coroa com a massa. A cobertura são pedaços de fruta grande cristalizada, a mistura de ovo que te mostro em baixo, e montes de açúcar em pó. Mas como eu não gosto do bolo rei normal, optei por esta receita.
Mais uma vez, links para o Continente Online para te ajudar nos ingredientes.
Para fazeres este bolo vais precisar de:
- 50g manteiga derretida
- 100ml leite morno
- 1 cálice de vinho do porto branco
- 2 ovos
- 500g de farinha para brioche
- 150g de açucar mascavado
- 1 pacote de levedura de padeiro
- 1 embalagem de creme de avelã e/ou chocolate para barrar
- 1 gema de ovo
- 3 colheres de sopa de leite
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Chocolate granulado ou pepitas de chocolate
Num recipiente que possa ir ao microondas, coloca a manteiga e derrete-a por completo. Adiciona o leite, envolve bem e reserva. Numa bacia, mistura a farinha, o açúcar e a levedura muito bem, abre um buraco no meio da mistura e coloca la dentro a mistura da manteiga, o vinho do porto e os ovos previamente batidos. Com a varinhas espirais da batedeira, bate a massa até obteres uma consistência lisa e uniforme (cerca de 5 ou 7 minutos). Retira a massa da bacia, polvilha bem uma superfície onde a possas amassar com as mãos e amassa-a bem até obteres uma bola que não pegue às mãos. Para ajudar à consistência, podes ir adicionando farinha normal à mistura. Quando tiveres a tal bola, coloca de novo a massa na bacia, tapa-a com um pano e deixa a massa levedar por 2 horas.
Passadas as 2 horas, retira a massa da bacia e coloca-a sobre uma superfície enfarinhada. Estica a massa de modo a obteres um rectângulo. Num recipiente que possa ir ao microondas, coloca o creme de avelã e aquece-o até estar mais ou menos liquido, de forma a poderes espalhar na massa mais facilmente. Cobre todo o rectângulo com o creme e espalha os frutos secos por cima. Enrola desde a parte mais larga de forma a criares uma espécie de torta e depois enrola a massa sobre si mesma de forma a criar uma espiral, como vês na imagem. Coloca o bolo numa forma de bolos redonda (não é preciso forrá-la com nada pois o bolo não cola, se tiver o fundo enfarinhado). Num recipiente junta a gema de ovo com o leite e o açúcar e bate bem. Pincela todo o bolo com esta mistura. Neste ponto deverás deitar as pepitas ou o chocolate granulado por cima do bolo, como vês na imagem. Leva ao forno a 175º durante cerca de 30 minutos ou até a crosta estar bem dourada.
Depois de frio podes pincelá-lo com geleia de pêssego, marmelo, alperce ou maçã para um acabamento mais 'profissional', ou até polvilhá-lo com açúcar em pó.
Bom apetite :)
No comments:
Post a Comment