Esta é uma boa opção para reinventar os restos do bacalhau da consoada. E só precisas de desencantar molho bechamel (ou até fazê-lo em casa) e massa fresca de lasanha.
Para fazeres esta receita vais precisar de:
- Bacalhau cozido desfiado
- Batatas cozidas cortadas em cubos pequenos
- Cenouras cozidas cortadas em cubos pequenos
- Couve portuguesa cozida partida em pedaços
- Azeite
- Alho esmagado
- Molho bechamel de compra (500ml)
- Pão ralado
- Queijo ralado
Numa panela coloca o azeite e o alho e deixa refogar um pouco, tendo cuidado para não queimar o alho. Coloca o bacalhau, as batatas, as cenouras e a couve e vai mexendo tudo com uma colher. Há quem também coza cebola e nabos, por isso podes acrescentar os vegetais que quiseres. A roupa velha estará pronta quando todos os ingredientes se interligarem bem e reduzirem em tamanho, formando uma espécie de pasta.
Numa travessa funda começa por colocar uma camada da roupa velha e por cima uma folha de lasanha. Por cima da folha coloca molho bechamel em abundância e volta a colocar roupa velha. Faz sempre este procedimento até já não teres mais roupa velha para colocar em cima da camada de bechamel. Aí vais polvilhar o topo com pão e queijo ralado e levar ao forno a cozer até a crosta ficar dourada/acastanhada (como na imagem). A cozedura deverá demorar cerca de 20/30 minutos a 175º.
Acredita que a roupa velha feita assim é algo de fantástico. É muito calórica, mas nesta altura não devemos olhar a isso :) Aproveita bem :)
No comments:
Post a Comment